1 2 3 4 5 6 7 8
 Documento sem título

Igreja da Misericórdia

É um edifício do século XVI, de frontaria estreita, com portal do tipo do Renascimento, cujas pilastras caneladas, com bases e capiteis, suportam um arco de volta redonda com ressaltes, verga com cornija saliente e dois remates laterias em forma de pira; tem ainda um edículo central entre duas volutas, com fundo concheado. Logo acima, duas pequenas frestas com guarnições lobuladas e trabalhadas, ladeiam uma cruz entre duas pirâmides. No frontão abre uma janela com ombreiras trabalhadas e verga também lobulada. Tem duas sineiras de granito com arcos de volta redonda. No interior, o coro é sustentado por uma abóbada com duas colunas caneladas, onde estão apostas pias de água benta e que servem de apoio a um arco de cantaria, o qual é ainda sustentado por pilastras chanfradas. Nas paredes da capela, do lado direito, existe larga tribuna para os mesários sustentada por dezoito cachorros de granito. O púlpito, à esquerda, tem a mísula de pedra trabalhada. O altar-mor é dos fins do século XVIII e o tecto está pintado com decorações da época. Pertencem a esta capela duas coroas de imagens de prata dourada, do século XVIII. Entre os seus paramentos merecem referência duas dalmáticas de damasco branco com sebastos de brocatel, este com desenho de "letras coroadas" do século XVI.
     
           
     

Um pouco de história...

A Fundação Lopes Tavares foi inaugurada em 1947. Posteriormente a 30 de Março de 1976 foi determinada a integração da extinta Casa de Nossa Senhora da Graça—Fundação Lopes Tavares, antigo Asilo de Nossa Senhora da Graça—Fundação Lopes Tavares com a designação “Casa Lopes Tavares” na Santa Casa da Misericórdia de Nisa. 
Foram Fundadores da primitiva Casa (Asilo da Nossa Senhora da Graça) por vontade do Srº Dr. José Joaquim Lopes Tavares, sua filha D. Palmira Fialho Ferro Lopes Tavares Lobo...