1 2 3 4 5 6 7 8
 Documento sem título

Compromisso da Irmandade

Traslado do alvará pelo qual EL-REI Dom Manuel, em 1520, aprovou o primitivo compromisso da Irmandade da Misericórdia de Nisa e lhe concedeu privilégios:

"Este compromisso e privilégios queremos e mandamos que se cumpra e guardem na Confraria da Vila de Nisa, assim tão inteiramente como ele se contém, porque assim havemos por bem. Feito aos 17 de Novembro de 1520. André Pires o fez. El-Rei".

 

ARTIGO1.º ‐  
A Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Nisa, também mais abreviadamente denominada, apenas, Santa Casa da Misericórdia de Nisa, e a qual foi fundada em 17 de Novembro de 1520, continua a ser uma associação de fiéis, sob a forma de confraria, constituída na ordemjurídica canónica para satisfação de carênciassociais e para realização de actos e culto católico, tudo de harmonia com o seu espírito tradicional informado pelos princípios da doutrina e damoral cristãs.

ARTIGO2.º ‐  
1. No campo social exercerá, assim, a sua acção através da prática das obras de misericórdia, tanto espirituais como corporais, e no sector especificamente religioso, sob a invocação de Nossa Senhora das Misericórdias, que é a sua Padroeira, manterá o culto divino nas suas igrejas e capelas e exercerá as actividades que constarem deste Compromisso e as mais que, legitimamente, foremconsideradas convenientes....

Compromisso da Irmandade.pdf


Um pouco de história...

A Fundação Lopes Tavares foi inaugurada em 1947. Posteriormente a 30 de Março de 1976 foi determinada a integração da extinta Casa de Nossa Senhora da Graça—Fundação Lopes Tavares, antigo Asilo de Nossa Senhora da Graça—Fundação Lopes Tavares com a designação “Casa Lopes Tavares” na Santa Casa da Misericórdia de Nisa. 
Foram Fundadores da primitiva Casa (Asilo da Nossa Senhora da Graça) por vontade do Srº Dr. José Joaquim Lopes Tavares, sua filha D. Palmira Fialho Ferro Lopes Tavares Lobo...