Compromisso da Irmandade
Traslado do alvará pelo qual EL-REI Dom Manuel, em 1520, aprovou o primitivo compromisso da Irmandade da Misericórdia de Nisa e lhe concedeu privilégios:
"Este compromisso e privilégios queremos e mandamos que se cumpra e guardem na Confraria da Vila de Nisa, assim tão inteiramente como ele se contém, porque assim havemos por bem. Feito aos 17 de Novembro de 1520. André Pires o fez. El-Rei".
ARTIGO1.º ‐
A Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Nisa, também mais abreviadamente denominada, apenas, Santa Casa da Misericórdia de Nisa, e a qual foi fundada em 17 de Novembro de 1520, continua a ser uma associação de fiéis, sob a forma de confraria, constituída na ordemjurídica canónica para satisfação de carênciassociais e para realização de actos e culto católico, tudo de harmonia com o seu espírito tradicional informado pelos princípios da doutrina e damoral cristãs.
ARTIGO2.º ‐
1. No campo social exercerá, assim, a sua acção através da prática das obras de misericórdia, tanto espirituais como corporais, e no sector especificamente religioso, sob a invocação de Nossa Senhora das Misericórdias, que é a sua Padroeira, manterá o culto divino nas suas igrejas e capelas e exercerá as actividades que constarem deste Compromisso e as mais que, legitimamente, foremconsideradas convenientes....